Tratamento de Madeira em Autoclave

O tratamento de madeira em Autoclave é uma solução moderna e segura para a preservação de madeiras, mesmo expostas ao tempo.

As Madeiras Tratadas da Eu.Calipto passam por um processo físico-químico que aumenta consideravelmente a vida útil da madeira, protegendo-a contra o apodrecimento e o ataque de fungos e pragas. Esta é a solução ideal para madeiras que ficam expostas ao tempo, como palanques, mourões, decks e postes de até 12 metros!

O Ciclo da Madeira

1/7
 

Por Que Madeira Tratada?

Além de ser um produto de fontes renováveis, a fotossíntese - responsável pelo crescimento das árvores - captura os gases CO₂ (um dos gases responsáveis pelo efeito estufa) da atmosfera. Desde que a origem da Madeira seja de Reflorestamentos com práticas sustentáveis, a derrubada de árvores não prejudica o meio ambiente, mas contribui para a sua recuperação enquanto combate o Efeito Estufa. 

 

Como material construtivo, é uma das opções mais versáteis devido à sua durabilidade, relação peso/resistência, e ótimo isolamento acústico e térmico

Contrariamente à crença popular, a madeira é uma opção interessante em caso de incêndio, sendo capaz de manter suas propriedades mecânicas por mais tempo que o concreto, aço e alumínio: durante a combustão, forma-se uma camada carbonizada na superfície da madeira, que é 8 vezes mais isolante que a madeira natural. A transmissão de calor da madeira é 12 vezes menor que a do concreto, 250 vezes menor que a do aço, e 1.500 vezes menor que a do alumínio.

Madeira x Concreto

Diferentemente da Madeira, o Concreto não provém de fontes renováveis, e estima-se que a sua fabricação seja responsável por cerca de 5% de todas as emissões de gás carbônico na atmosfera. Para cada tonelada de cimento, são lançados cerca de 814kg de CO₂ na atmosfera*, enquanto que para cada tonelada de madeira produzida, podem ser capturadas três toneladas de CO₂ através da fotossíntese!

*- Metz, Davidson, Bosch, Dave, Meyer. Climate Change 2007: Mitigation of Climate Change.

 

Cuidados com a Madeira Tratada

Nunca Queime Madeiras Tratadas

Durante a queima, são liberados gases tóxicos que, inalados, podem ser prejudiciais à saúde. Caso venham a sobrar resíduos de madeira tratada em sua obra, encaminhe-os para a Eu.Calipto. Contamos com uma empresa especializada para dar a destinação correta deste tipo de material com o menor impacto possível ao meio-ambiente.

Evite Cortar as Peças

No caso de madeiras de Pinus, como o volume é totalmente tratável, não há problema em se cortar as peças (lembre-se apenas de usar os equipamentos de proteção adequados). No caso de madeiras em Eucalipto, o ideal é que na área cortada, onde passa a se expor o cerne da madeira, seja aplicado uma camada a mais de proteção, como Osmocolor® ou Osmose® TI 20 (aplicável à mão).

Utilize pregos e parafusos de Inox ou Galvanizados à Quente

Outros tipos de pregos podem reagir quimicamente com o CCA, danificando a madeira.

 

Perguntas Frequentes

Qual a durabilidade da Madeira Tratada? Existe Garantia?


Graças ao seu rígido controle de qualidade, a Eu.Calipto oferece aos seus clientes garantia de até 15 anos contra o apodrecimento e o ataque de insetos xilófagos, desde que o uso da madeira esteja de acordo com a política de garantia.




A Madeira Tratada é segura?


Sim. Apesar de serem tratadas com um produto tóxico e corrosivo, uma vez impregnado na madeira, o produto é considerado muito seguro. Seria necessário a ingestão/inalação de uma grande quantidade de madeira tratada para causar maiores danos à saúde.




Posso enterrar a Madeira?


Sim. Nosso tratamento é realizado com uma concentração de produto de acordo com as normas para contato com o solo e contato eventual com água doce (ex.: chuva). Embora opcional, para garantir ainda mais durabilidade à madeira, recomendamos que ao enterrá-la, faça-se uso de brita, que servirá de dreno, além de concretar a base.




Posso cortar as Madeiras?


Sim, mas com uma observação. No caso de madeiras de Pinus, como o volume é totalmente tratável, não há problema (lembre-se apenas de usar os equipamentos de proteção adequados). No caso de madeiras em Eucalipto, o ideal é que sobre a área cortada, onde passa a se expor o cerne da madeira, seja aplicado uma camada a mais de proteção, como Osmocolor® ou Osmose® TI 20 (aplicáveis à mão).




Quais os cuidados que devo ter com Madeiras Tratadas?


Apesar de seguras, alguns cuidados devem ser tomados para aumentar a segurança:

  • Nunca queime a madeira tratada

  • Use óculos e máscaras ao cortar

  • Evite usar em áreas com água potável.

  • Não jogue resíduos na natureza.




A Madeira Tratada pode ficar no tempo?


Sim. O tratamento garante uma maior resistência à umidade e ao ataque de brocas e cupins. Seu uso é ideal para o contato com solo e contato eventual com água doce (chuva). Em casos mais extremos, como o contato com água salina, é necessário um tratamento especial, que pode ser solicitado a um custo adicional.




Madeira Tratada pode ser usada para Confinamento Animal?


Quando exposta por um longo período à urina animal, a Madeira Tratada pode perder a sua eficácia devido à agressividade e ao PH da urina. Neste caso, é aconselhável utilizar a madeira tratada somente em áreas que não tenham contato frequente com os dejetos dos animais.




Comprei minha madeira com a Presto Florestal. Perdi minha garantia?


Não. Assumimos o compromisso de honrar as garantias aos clientes da Presto Florestal.




Qual a diferença entre o Pinus Tratado e Eucalipto Tratado?


Existem algumas diferenças entre o Pinus Tratado e o Eucalipto Tratado, cada um com sua característica e destinação ideal. O Eucalipto é uma madeira mais densa e resistente a pressões físicas. É ideal em caso de vãos maiores, especialmente quando utilizado como tora roliça. O Pinus, por sua vez, é uma opção mais interessante para produtos serrados, uma vez que tende a rachar menos do que o Eucalipto. Quanto ao tratamento, é bom notar que a área tratável de cada madeira difere. Enquanto o Pinus tem 100% da sua área tratável, apenas o alburno do Eucalipto é tratável. Esta diferença é compensada com uma maior concentração de CCA no Eucalipto, de forma que ambas as madeiras atinjam 6,5kg de CCA/m3 de Madeira.




O que fazer com as sobras de Madeira Tratada em minha obra?


Encaminhe-as para nós. Contamos com uma empresa especializada para dar a destinação correta deste tipo de material com o menor impacto possível para o meio-ambiente. Nunca queime Madeiras Tratadas.